23 de dez. de 2011

Aprovado projeto que regulamenta atividade dos profissionais da beleza

O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (20), o projeto de lei da Câmara (PLC 112/07) que regulamenta o exercício das profissões de cabeleireiro, barbeiro, esteticista, manicure, pedicure, depilador e maquiador. A votação ocorreu devido ao pedido de urgência apresentado pela senadora Ana Amélia (PP-RS), relatora da matéria em duas comissões da Casa.
De acordo com a proposta, poderá exercer essas atividades quem tiver concluído o ensino fundamental; possuir habilitação específica legalmente reconhecida, fornecida por entidade pública ou privada, ou, no caso de não se enquadrar nas condições anteriores, atuar profissionalmente nessas áreas há pelo menos um ano, contado da data de publicação da lei.
O projeto (PLC 112/07) assegura ainda a possibilidade de revalidação de diploma estrangeiro, fornecido por cursos equivalentes aos exigidos no Brasil. E obriga esses profissionais a cumprirem as normas sanitárias mediante a esterilização de materiais e utensílios utilizados nos atendimentos.
A senadora comemorou a aprovação da matéria que agora segue para sanção da Presidente da República, Dilma Rousseff (PT). Ela destacou que a categoria é sujeita a desemprego permanente, da ordem de 80 a 85%. Ela destacou ainda que as relações de trabalho nessas áreas geralmente são informais e de curta duração. 

Nenhum comentário: