4 de abr. de 2012

Xampu com ou sem sal?


A polêmica em relação à presença do ingrediente na fórmula do produto capilar mais utilizado no mundo é enorme. Vou esclarecer de uma vez por todas o que é mito e o que é verdade nesta história.
Cloreto de sódio é o nome científico do popular sal de cozinha, que também está nas fórmulas dos xampus. Além do ingrediente, esses produtos têm agentes de limpeza e hidratação, que tornam a concentração de sal tão pequena que é impossível causar ressecamento dos fios.

Fórmula
Xampu sem sal é igual fruta sem açúcar, não existe. Isso porque todo xampu precisa de um elemento que atue como agente de limpeza - o mais usado é o lauril sulfato de sódio. Porém, só o lauril deixaria o produto aguado e não formaria espuma na hora de lavar. É aí que entra o cloreto de sódio: uma pequena quantidade acrescentada na fórmula aumenta a viscosidade do produto. Um xampu sem sal, tecnicamente, não contém essa substância. Porém, o sódio do lauril vira cloreto de sódio quando entra em contato com o cloro da água durante a lavagem do cabelo. Portanto quimicamente falando, nenhum xampu está livre de sal.

Ação
Os ingredientes da fórmula destinados à lavagem da cabeça são chamados surfactantes e são eles que, na hora do banho, fazem com que a sujeira grude neles, sendo, então arrastados pela água.

Comprovação
Até então, havia um ponto que condenava o xampu com sal: sua fórmula deixava o cabelo ressecado. Mito derrubado por um estudo feito por pesquisadores da USP e Unifesp. Foram realizados testes em diferentes tipos de fio. O primeiro avaliou se o xampu com sal torna o cabelo mais difícil de pentear e o segundo testou o brilho, maciez, flexibilidade e outros atributos. De acordo com os resultados não há nenhuma comprovação de qualquer efeito prejudicial do xampu com sal sobre os cabelos. Portanto, a substância está completamente inocentada das injustas acusações que vem recebendo nos últimos anos.


Nenhum comentário: